Escola Técnica Arsenal da Marinha

No dia 11 de maio, foi inaugurada, na Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM), a exposição “Ilha das Cobras – Uma Joia do Patrimônio Artístico e Cultural Brasileiro no Coração do Rio de Janeiro”. A mostra reúne 25 desenhos com a técnica de carvão sobre papel, executados pela artista Maria do Nascimento como resultado da observação das instalações e ruas do Complexo Naval da Ilha das Cobras.

O cenário da ilha fez parte do cotidiano da artista durante três anos, período no qual trabalhou no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) como colaboradora da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON). “No primeiro dia, eu entrei na Praça da Bandeira já com vontade de desenhar este lugar. Parece que somos pequenos em meio a estruturas gigantes, sem contar que é uma viagem no tempo”, ressaltou Maria, destacando a arquitetura antiga do lugar e as grandes dimensões dos prédios e dos navios atracados e docados no Arsenal.

A cerimônia de inauguração contou com a doação de doze trabalhos para Organizações Militares da Marinha do Brasil e a entrega dos certificados de autenticidade das obras. Depois da ETAM, onde ficou aberta ao público até 19 de maio, a exposição segue para o Museu Naval (06 a 17 de junho), Clube Naval Charitas (23 a 30 de junho), Oficina Cultural Alfredo Volpi, em São Paulo (07 a 28 de julho) e Restaurante Chez Marcel, em São Carlos (04 a 29 de agosto).