Desde muito cedo participou de eventos científicos e da elaboração de textos técnicos científicos. Em ciências a produtividade científica tem inglês como idioma principal na divulgação de resultados, tornando-se prática comum a produção de textos nesse idioma desde a graduação em Química. Seus textos técnicos e científicos podem ser vistos no Currículo Lattes.
Produção de Textos Técnicos e Científicos
Em sua passagem pela Indústria Naval Maria Nascimento produziu diversos textos técnicos, sendo dois deles premiados. Estes textos são: Metodologia no Controle de Material do Departamento de Material do AMRJ contemplado no Prêmio Criatividade 2014 e o texto em Clima Organizacional no Trabalho contemplado no Concurso de Seleção de Pessoal de Marinha 2015 e publicado na Revista Naval Psicologia em Destaque. Possui ainda textos técnicos científicos na Revista PAGMAR da PAPEM 2016 (Revista da Pagadoria de Pessoal de Marinha). Alguns desses textos podem ser baixados aqui.
Os textos e as obras de Maria Nascimento produziram grande reconhecimento, com honras e homenagens por parte da Marinha do Brasil, onde além dos prêmios por seus textos, teve seu nome reconhecido como artista visual levando à ser agraciada com a “Medalha Amigo da Marinha” em 2015 pela relevância de seus feitos para a organização, tornando-se desde então Membro SOAMAR (Sociedade dos Amigos da marinha).
Textos Técnicos:
2014 – Prêmio CRIATIVIDADE – Metodologia no Controle de Material do Departamento de Material do AMRJ – Marinha do Brasil/AMRJ.
2015 – Revista Naval Psicologia em Destaque – Concurso de Artigos Técnicos do SSPM (ano 2014) – Clima Organizacional e suas Implicações no Ambiente de Trabalho – Marinha do Brasil.
2016 – Revista PAGMAR – Desafios na Área de Gestão de Pessoas no Século XXI – Marinha do Brasil/PAPEM.
2018 – Revista PAGMAR – Importância de compósitos sustentáveis fibra natural – polímero para produção de madeira plástica para fins naval e náutico – Marinha do Brasil/PAPEM.
Produção de Textos Literários
Maria Nascimento desenvolveu ao longo dos anos o gosto pela escrita, influenciada pelo seu pai, um leitor assíduo, e assim vieram também os textos literários, influenciados pelo estudo da argumentação jurídica e outras formas de expressão escrita das mais diversas.
Com larga experiência na produção de textos acadêmicos e científicos, em 2007 intensificou sua produção de textos criativos e publicações em jornais, porém somente durante a pandemia surgiu a necessidade em estudar escrita criativa, motivada pela introspecção que o momento exigia.
Durante a Pandemia Maria Nascimento fez parte do Coletivo de Mulheres nas Quebradas e participou da Oficina de escritoras do Projeto LIVRES LIVROS sob a coordenação da Escritora e Professora da Escola de Comunicação da UFRJ, Heloisa Buarque de Holanda (PACC – Letras/ UFRJ). Sempre produziu textos criativos, no entanto só após a oficina LIVRES LIVROS assumiu sua posição de escritora, onde além da construção de textos criativos em um processo de leitura coletiva, teve a oportunidade de estudar sobre edição e diagramação, assim finalmente teve sua primeira publicação na coletânea “Minas na Estrada”.
“Sempre quis publicar meus textos, mas só amadureci a ideia depois de fazer parte um ano da oficina de escrita criativa e diagramação Livres Livros do PACC/ UFRJ”
Maria Nascimento
Logo em seguida Maria Nascimento teve a publicação de seu primeiro conto “Francisca” na coletânea ” SOBRE NOSSAS AVÓS: Memórias, resistência e ancestralidade”, organizada pela Profa. Dra. Maria Aparecida Silva Ribeiro (UFS/LADOC) e publicado e já a venda no site da Pontes editora.
Referências Literárias importantes:
Sobre Nossas Avós é uma maravilhosa coletânea. Foi uma honra ter participado como escritora nessa obra tão bem organizada. Tenho como referência todo o processo do edital às vendas no lançamento. Tanto a Professora Maria Aparecida como a Pontes editora foram sensacionais com os escritores. É um livro importante para novos escritores conhecerem diferentes estilos de escrita. A ligação forte com minha avó índia foi a inspiração para o conto que publiquei na coletânea. A ideia temática foi incrível e me apaixonei de imediato. Tenho grande admiração pela Professora Maria Aparecida. Foi um lindo chamado e com ele publiquei meu primeiro conto. Gratidão!
Maria Nascimento
Textos Literários:
2022 – Coletânea ” Minas na Estrada” – texto “Sou mulher e sou feliz” – PACC/Letras/UFRJ
2023 – Coletânea “Sobre Nossas Avós: Memória, resistência e ancestralidade” – texto “Francisca” – Pontes editora.
Organização e mediação de livros/e-books
Maria Nascimento, enquanto diretora executiva da empresa MN Ciência e Arte Ltda, foi mediadora na produção do e-book “Viajando com Edu – Portugal“. A obra “Viajando com Edu – Portugal” é um livro diferente dos atuais guias turísticos, pois narra, com uma linguagem agradável, diferentes experiências de viagem em Portugal vivenciadas pelo autor Eduardo Henrique Farin da Cunha e relatos de pessoas que estiveram nos grupos organizados por meio de sua agência de viagens Caminhos do Turismo situada na Cidade de São Carlos/SP.
Ilustração de livros/revistas/e-books
A obra que deu origem à ilustração de Capa da Revista PAGMAR 2017 alusiva ao 20o aniversário da PAPEM, foi executada durante como parte da exposição “Ilha das Cobras: uma joia do patrimônio histórico e artístico brasileiro no coração do Rio de Janeiro” em homenagem à Marinha do Brasil. A obra foi entregue à PAPEM ao final do itinerário em cerimônia no edifícil do órgão, ocasião em que Maria Nascimento foi homenageada com honras militares, assim passando a obra a fazer parte do acervo da Marinha do Brasil.
O livro “Mulheres” das escritoras Adriana Lins, Giovana Gaeta e Rita Cândido com textos de histórias de mulheres foi ilustrado com base no que queriam transmitir as autoras e suas personagens. Foram executadas por Maria Nascimento a ilustração de capa e nove ilustrações de capítulos. O livro recém lançado, pode ser adquirido diretamente com as autoras.