O início de tudo

Desenhista desde a infância, se considerar que o seu primeiro desenho a se destacar foi o retrato de seu pai(in memoriam) como atividade escolar. O retrato ficou tão semelhante aos traços fortes e indígenas do rosto de seu pai que a professora não aceitou alegando que não teria sido de sua autoria, e claro avaliou com um “zero” sonoro. No dia seguinte foi necessário que o seu pai a acompanhasse para testemunhar e atestar sua autoria no desenho. Dalí em diante, além das palavras de incentivo da referida professora, recebeu inúmeras encomendas de desenhos dos colegas.

Durante toda adolescência o desenho era uma prática constante como autodidata, mas foi em 1996, quando tece que interromper seu doutorado no Instituto de Química da UNICAMP, que resolveu estudar desenho como terapia para aquele momento difícil que vivia com exames para o diagnóstico de seu quadro de saúde. Foi então que conheceu o espaço da incrível Professora Silvia Matos, no Ateliê Criatividade, situado ali mesmo em Barão Geraldo próximo a UNICAMP, onde a artista morava.

Sua preferência pelo grafite era marcante e por mais que a Professora Silvia Matos lhe apresentasse as cores, ela resistia, até que lhe foi apresentado o carvão. Foi paixão a primeira vista e desde então tornou-se sua técnica única e exclusiva nas últimas décadas. A Professora Silvia Matos é sem dúvida sua mentora e referência nas artes, responsável pela sua busca em agregar técnica aos seus desenhos em uma proposta de estudo contínuo.


Atividades Artísticas

A artista, além de suas exposições e curadorias, Ilustrou a capa da REVISTA PAGMAR 2017 e o livro Mulheres em 2024. Já realizou diversas exposições individuais, sendo as mais relevantes, a que retrata a arquitetura e as embarcações na “ILHA DAS COBRAS” dentro do Complexo Naval do Rio de Janeiro , e recentemente a exposição Patrimônio de São Carlos do Pinhal: uma homenagem em 2023. Tem tido reconhecimento em seus trabalhos, onde a “ILHA DAS COBRAS”, junto com o conjunto da obra com prêmios por seus textos técnicos, desenvolvidos durante sua passagem como funcionária da EMGEPRON no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, rederam para a artista a honra da Medalha AMIGO DA MARINHA em 2017 e homenagens da PAPEM (Pagadoria do Pessoal de Marinha).

Entre 2008 e 2017 expôs como artista individualmente em espaços importantes como a Oficina Cultural Volpi-SP, Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda- SP, Museu Naval-RJ e Museu da Eletrônica e Ciência da Computação da USP-SP.

Registrada no Iphan como comerciante de obras de artes, atua também como Curadora da MN Ciência e Arte Ltda junto com Vera Figueredo, trabalha na curadoria e produção de exposições virtuais na plataforma Biohub Market e leilões eletrônicos no site Rigolon Leilões.

Hoje a artista possui seu nome artístico registrado no INPI como Maria Nascimento®.

Através da MN Ciência e Arte Ltda Maria Nascimento comercializava obras de arte e desenvolvia a projeção de carreira de um coletivo de artistas”

Participação em Projetos de Arte e Cultura

Interessada em preservação de acervos e desenho de História e Patrimônio, tem experimentado trabalhar com catalogação e registro das obras através de metodologia simplificada. Estuda atualmente restauração química de esculturas e obras de arte. Desenvolve ações para capacitação e treinamento do Coletivo de artista ATIVART, projeto da artista que foi apresentado e desenvolvido durante sua participação no Programa ALI SEBRAE SP 2020.

Trabalhou na elaboração e execução de projetos de Arte e Cultura alinhados com a AGENDA 2030. Fez parte das Oficinas 2CN-CLab Cultura e a Agenda 2030 no Brasil, coordenadas pelo Pesquisador Português Manoel Gama da Universidade do Minho Portugal através do POLObs (Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura). Desde 2021 participa do grupo de membros das Oficinas da AGENDA 2030. Em 2022 esteve em equipe com outros agentes culturais desenvolvendo um projeto para apresentação na 2CN-CLab Cultura e a Agenda 2030 no Brasil versão 2022.

Hoje o Portal ATIVART® tornou-se o espaço de comercialização de obras de arte e prestação de serviços artísticos da artista”


Atividades de Escrita e Literatura

Maria Nascimento através de sua carreira acadêmica, obteve experiência na elaboração de projetos, relatórios, artigos científicos, bem como tradução de textos técnicos nas áreas de Química e Farmácia. Participa desde 2020 de grupos de escrita como #LIVRES LIVROS do PACC da UFRJ Coordenado pela Pesquisadora e Escritora Heloísa Buarque de Holanda.

Faz parte como associada à Escola, Comunidade e Editora ” As Pensadoras“, uma instituição com o objetivo de informar e trazer consciência às mulheres acerca de direitos e assuntos importantes para as questões de gênero.

Tem produzido textos e publicou seu primeiro conto pela Editora Pontes na Coletânea ” SOBRE NOSSAS AVÓS” agora em 2022 e o livro já está a venda no site da editora. Adquira já seu exemplar aqui.

A partir de 2022 passa a atuar como editora e diagramadora no Projeto “Livros Artesanais de Mulheres Escritoras”. Participou para tal do Curso de capacitação em leitura, escrita criativa e diagramação do PACC/UFRJ 2021.


Cursos e Oficinas de Arte e Cultura

Ministrou o Curso de DESENHO COM CARVÃO no CEMAC (Centro Municipal de Arte e Cultura) da Cidade de São Carlos-SP, resultado de Projeto aprovado em Edital 2020 de Artes Visuais e executado no segundo semestre de 2021.


Direção Cultural e Organização de Eventos

2018

Dirigiu o Show de Lançamento do CD “Nordeste, Sangue e Coração” da Cantora Priscila Matos no TCP(Teatro de Cultura Popular Chico Daniel)- Natal-RN em 2018 na logística do evento e Direção de Arte Visual de cenário e palco.

2019

Em 2019 organizou o evento Workinovas – Workshop de Inovação em Saúde na Cidade de Parnamirim com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Saúde. Teve ainda o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte para toda a agenda cultural do evento. Visite o site do evento e saiba mais. Fique atento para a próxima versão do Workinovas em 2022.

2020

Em 2020 pouco antes do isolamento social realizou a Exposição CARNAVART 2020 no Alphaville Tênis Clube em Barueri em Curadoria compartilhada com a Curadora Ângela de Oliveira da Europa.

2021

Em 2021 participou como convidada da Curadoria das Exposições do artista Renato Masson e dos eventos de artes que ocorreram no COFEST – São Carlos-SP 2021.

2022

Em 2022 , sendo seu mais relevante trabalho na organização de eventos acadêmicos como parte da MN Ciência e Arte Ltda o WORKINOVAS 2019 , foi convidada pelo Dr. Antonio José Alves para organizar o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ANÁLISE E PESQUISA CLÍNICA INOVAÇÃO QUE GERA O DESENVOLVIMENTO , uma realização da MaxClínica-PE .


2023

Em 2023 , Maria Nascimento volta a expor seus desenhos em carvão na Exposição Itinerante “Patrimônio da Cidade de São Carlos do Pinhal: Uma homenagem”.