Atividades Artísticas

Desenhista desde a adolescência e profissionalmente desde os seus 25 anos, ilustrou a capa da REVISTA PAGMAR 2017 e realizou diversas exposições individuais, sendo a mais importante, a que retrata a arquitetura e as embarcações na “ILHA DAS COBRAS” dentro do Complexo Naval do Rio de Janeiro , que junto com o conjunto da obra desenvolvido durante sua passagem como funcionária da EMGEPRON no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, redeu para a artista a honra da Medalha AMIGO DA MARINHA em 2017 e homenagens da PAPEM (Pagadoria do Pessoal de Marinha).

Entre 2008 e 2017 expôs como artista individualmente em espaços importantes como a Oficina Cultural Volpi-SP, Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda- SP, Museu Naval-RJ e Museu da Eletrônica e Ciência da Computação da USP-SP.

Registrada no Iphan como comerciante de obras de artes, atua também como Curadora da MN Ciência e Arte Ltda junto com Vera Figueredo, trabalha na curadoria e produção de exposições virtuais na plataforma Biohub Market e leilões eletrônicos no site Rigolon Leilões.

Hoje a artista possui seu nome artístico registrado no INPI como Maria Nascimento®.

Através da MN Ciência e Arte Ltda comercializa obras e desenvolve a projeção de carreira de um coletivo de artistas”

Participação em Projetos de Arte e Cultura

Interessada em preservação de acervos e desenho de História e Patrimônio, tem experimentado trabalhar com catalogação e registro das obras através de metodologia simplificada. Estuda atualmente restauração química de esculturas e obras de arte. Desenvolve ações para capacitação e treinamento do Coletivo de artista ATIVART, projeto da artista que foi apresentado e desenvolvido durante sua participação no Programa ALI SEBRAE SP 2020.

Trabalha na elaboração e execução de projetos de Arte e Cultura alinhados com a AGENDA 2030. Faz parte das Oficinas 2CN-CLab Cultura e a Agenda 2030 no Brasil, coordenadas pelo Pesquisador Português Manoel Gama da Universidade do Minho Portugal através do POLObs (Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura). Desde 2021 participa das Oficinas da AGENDA 2030. Em 2022 está em equipe com outros agentes culturais desenvolvendo um projeto para apresentação na 2CN-CLab Cultura e a Agenda 2030 no Brasil versão 2022.


Atividades de Escrita e Literatura

Maria Nascimento através de sua carreira acadêmica, obteve experiência na elaboração de projetos, relatórios, artigos científicos, bem como tradução de textos técnicos nas áreas de Química e Farmácia. Participa desde 2020 de grupos de escrita como #LIVRES LIVROS do PACC da UFRJ Coordenado pela Pesquisadora e Escritora Heloísa Buarque de Holanda.

Faz parte como associada à Escola, Comunidade e Editora ” As Pensadoras“, uma instituição com o objetivo de informar e trazer consciência às mulheres acerca de direitos e assuntos importantes para as questões de gênero.

Tem produzido textos e publicou seu primeiro conto pela Editora Pontes na Coletânea ” SOBRE NOSSAS AVÓS” agora em 2022 e o livro já está a venda no site da editora. Adquira já seu exemplar aqui.

A partir de 2022 passa a atuar como editora e diagramadora no Projeto “Livros Artesanais de Mulheres Escritoras”. Participou para tal do Curso de capacitação em leitura, escrita criativa e diagramação do PACC/UFRJ 2021.


Cursos e Oficinas de Arte e Cultura

Ministra o Curso de DESENHO COM CARVÃO no CEMAC (Centro Municipal de Arte e Cultura) da Cidade de São Carlos-SP, resultado de Projeto aprovado em Edital 2020 de Artes Visuais e executado no segundo semestre de 2021.


Direção Cultural e Organização de Eventos

2018

Dirigiu o Show de Lançamento do CD “Nordeste, Sangue e Coração” da Cantora Priscila Matos no TCP(Teatro de Cultura Popular Chico Daniel)- Natal-RN em 2018 na logística do evento e Direção de Arte Visual de cenário e palco.

2019

Em 2019 organizou o evento Workinovas – Workshop de Inovação em Saúde na Cidade de Parnamirim com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Saúde. Teve ainda o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte para toda a agenda cultural do evento. Visite o site do evento e saiba mais. Fique atento para a próxima versão do Workinovas em 2022.

2020

Em 2020 pouco antes do isolamento social realizou a Exposição CARNAVART 2020 no Alphaville Tênis Clube em Barueri em Curadoria compartilhada com a Curadora Ângela de Oliveira da Europa.

2021

Em 2021 participou como convidada da Curadoria das Exposições do artista Renato Masson e dos eventos de artes que ocorreram no COFEST – São Carlos-SP 2021.

2022

Em 2022 , sendo seu mais relevante trabalho na organização de eventos acadêmicos como parte da MN Ciência e Arte Ltda o WORKINOVAS 2019 , foi convidada pelo Dr. Antonio José Alves para organizar o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ANÁLISE E PESQUISA CLÍNICA INOVAÇÃO QUE GERA O DESENVOLVIMENTO , uma realização da MaxClínica-PE .


2023

Em 2023 , Maria Nascimento volta a expor seus desenhos em carvão na Exposição Itinerante “Patrimônio da Cidade de São Carlos do Pinhal: Uma homenagem”.