A transição da vida acadêmica

Após décadas na carreira acadêmica, a descontinuidade desse ambiente por força das circunstâncias de violência doméstica, trouxe o início de uma nova jornada, a de empreendedora. No entanto o pensamento acadêmico e a presença de parcerias de diversas universidades foi constante ao longo dos anos para fortalecer o conhecimento técnico e científico que transforma a empresa e sua forma de gerir enquanto CEO no desafio de fazer ciência em um ambiente empresarial e privado.

De volta ao Ensino

Ao retornar a sala de aula como professora de Ensino médio, a certeza de que desejava fazer ciência de uma forma inovadora que envolvesse ensino e inovação para a transformação de jovens e busca de soluções através da química, fez-se urgente. O ambiente escolar que pude ver era muito diferente daquilo que eu tanto admirava e o que me cativou nas universidades, onde fui professora por anos e guardo grande admiração. O Ensino Fundamental e Médio estavam mergulhados em desrespeito ao professor e às ciências, algo que temos como desafio transformar, pois ver os problemas não é o mais importante, mas sim buscar soluções.

A Marinha

Ao ingressar na Empresa Naval tamanha foi minha surpresa em ver como souberam me conduzir ao melhor lugar onde estive desempenhando minhas funções no aprendizado multidisciplinar ao qual eu sempre me dediquei. Assim pude reunir ciência e direito nos Termos de Referências percussores dos editais e nos diálogos de mediações de conflitos entre a organização e os seus fornecedores, mais que isso pude aplicar os conhecimentos em exatas para otimizar alguns processos e por esta dedicação recebi prêmios e uma medalha. Deixei ainda minha arte em homenagem prestada à Marinha e ao meu pai. Hoje sou SOAMAR SP, abraçando a missão de propagar os assuntos do mar.

As experiências profissionais na Marinha, uma paixão desde sempre, em especial os anos vividos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro como Planejadora de processos de Compras públicas, agregam hoje uma habilidade para o setor de licitações e Analista de Compras. Foi preparada por alguns dos melhores especialistas no setor de compras públicas, através dos cursos da indústria naval para Fiscal de Contratos.

A Empresa

Em 2017 pedi saída da Empresa Naval, onde ingressei por concurso público em 2013, para criar minha própria empresa que iria integrar Ciência, Arte e Cultura com foco em Inovação, e assim nasce a MN Ciência e Arte Ltda como Maria Nascimento Ciência e Arte em agosto de 2018. Em 2021 tornou-se CEO da MN Ciência e Artes Ltda após deixar de ser MEI, com o apoio do sócio, engenheiro e hoje Diretor financeiro Aluizio dos Santos.